Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Abril em Portugal

por neves, aj, em 16.04.06

Image hosting by Photobucket

Em Portugal, ao chegar Abril, florescem os cravos... cravos vermelhos exalando amor, fraternidade e igualdade, LIBERDADE.

Se pensais que estamos a deitar os foguetes antes da festa, calai-vos ó Velhos do Restelo, ó voz reaccionária à Democracia e à Liberdade e que esqueceste os tempos em que a sardinha tinha de ser dividida e que nos relatavas servindo como exemplo do sacrifício que passastes. Tu, voz do passado, que já esqueceste os tempos em que a voz era calada de medo e vias, revoltada e emudecida, partir teus filhos para uma guerra que não entendias, para lá longe no Cu de Judas, e rezar era a única coisa que te restava. Rezavas temendo que eles viessem embrulhados num sobretudo de chumbo e fazias promessas a santos e santas para que eles regressassem sãos e escorreitos... não rezavas tu para que o carteiro nunca te entregasse um telegrama?
Já esqueceste? Não notas voz de memória curta que entras em contradição quando te serves das armas da Democracia para exigir, bradando, o que nunca te deixaram dizer, o que sempre te negaram? Lembras repetidamente, em discurso fastidioso e nacionalista, o ouro que estava guardado e esqueces que tinhas de pagar quando estavas doente ou até se querias que teu filho fosse mais além na Escola? Que se quisesses ir à capital Lisboa demoravas uma eternidade e que hoje vais e vens no mesmo dia seja por caminhos de asfalto ou de ferro? Esqueces ainda que,apesar de a maioria delas ser de baixo valor, o antigamente jamais te deu o direito a uma pensão de reforma (aposentadoria)?... E ainda queres tu fazer publicamente o culto ao passado?

"Que é para si a Liberdade, professor?"
"É teres a Liberdade de me fazeres a pergunta"... foi assim que respondemos a jovem aluna, em Abril de um ano qualquer e é este Abril que nós queremos sempre presente e que mesmo que os outros calem cantaremos nós... até que a Voz se finde.

Esta entrada é feita hoje, 16 de Abril, porque (para além de considerarmos que Abril é sempre que um homem quiser) vos queremos anunciar que tendes um espaço à disposição onde podereis relatar o "vosso 25 de Abril" ou dizer da vossa justiça mencionando prós e contras da Revolução dos Cravos. Este espaço, ABRIL SEMPRE, é parte integrante do portal Portugal Diário e para além de receber vossos textos, poemas ou fotos, o visitante poder viajar até ao dia 25de Abril de 1974.

Para além da indicação desse espaço, Voz do Seven oferece um artigo (muito bem elaborado, quanto a nós) de Goulart Medeiros com o título ABRIL EM MARÇO e convém sempre lembrar que na nossa estante existe o DOSSIER ABRIL por nós elaborado e que se vai completando.

Até Abril,25!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:56


5 comentários

De adryka a 17.04.2006 às 08:06

Olá meu querido amigo Seven, este teu post prova que já não estás dentro das realidades deste país. Portugual teve um golpe de estado que foi muito bom que uma muito grande maioria de Portugal desejava, nessa altura só mesmo os que eram os donos do nosso país não ficaram contentes. Só que meu amigo, esse golpe de estado virou numa revolução comunista que destruiu e destruiu toda a fortuna que este país tinha acumulada nos seus cofres. Hoje passados 32 anos, não temos dinheiro não temos patrimonio, entraram milhoes vindos da CEE para este país e estamos na cauda do desenvolvimento da Europa até a Roménia já está á nossa frente, o que fizerem com os valores que existiam neste país, onde esta o nosso patrimonio e que era, comprado com o pão dos pobres, poupado por um homem que nada mais queria fazer que poupar nem era para ele nem para ninguém era para enriquecer os cofres do meu pais viviamos pobres muito pobres, mas os governantes também assim como suas familias, eram uns Champalimos e mais uns quantos (poucos) que mandavam o testa de ferro era O Salazar. Mas esses que por traz do testa de ferro mandava no meu país continuam ricos ainda mis ricos, e o meu país está na miséria, no passado os deputados tinham como salario ajudas de custo iam para a assembleia de carros proprios, hoje sabes meu amigo, eles tem a melhor frota automovel deste país e ainda choufer para os conduzir o primeiro ministro tem 40 carros nota bem não são 4 são 40 e quatro motoristas, dinheiro nosso que paga esse luxo, sabes amigo hoje um homem tem a sorte de ser deputado porque o povinho vota nele , só precisa de lá estar 6 meses, para ficar com uma reforma milionária, o povinho paga.Há tanta despesa neste país mas tanta, querem fazer um novo Aeroporto para quê? que temos para oferecer ao turismo? que condições temos para os ter aqui querm fazer uma TJb para que. construiram 10 campos de futebol para quê meu amigo, deve se para por as vacas a pastar, este país sofreu um golpe de estado que foi fantástico, mas uma revolução suícida. Festa para quê...para os senhores do governo, meterem mais umas facturas de despesas para nós pagar-mos. Dantes existia a Pide, que a mando nao do velhote, mas dos testas de ferro mandavam matar e prender quem os incomodava, agora temos uns milhares deles a viver [a nossa custa a passear o mundo inteiro [a nossa custa, e nos pagamos impostos por tudo de uma forma brutal, temos tudo sobre escuta temos tudo sob vigilancia nao somos livres so de falar e que somos, o resto meu amigo pagamos que nem otarios para esta cambada de bandidos que nos rouba a olhos vistos, e que tem a mania das grandezas com o dinheiro dos outros. Um grande abraço e desculpa o desabafo

De Castrinex a 04.05.2006 às 18:54

Pois é Seven

De lourenço a 22.09.2006 às 05:41

Ta-se bem ou que?

De Isa a 28.02.2007 às 11:33

eu acho que deviam por mais imagens

De jessica fernandes a 12.04.2007 às 17:11

as rosas sao a melhor coisa para oferexer a uma mulher, mas tmb n pode deijar de xer uxada no 25 de Abril...
1 por todos e todos por 1
lool
bjkx...

Comentar post





  


 photo logoasminhasfotos_zps81358f6e.png

calendário

Abril 2006

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30




Comentários recentes


Ligações

SANTA COMBA DÃO

NOTÍCIAS NO VOZ

FUTEBOL NO VOZ

INFORMÁTICA NO VOZ

LUSO IN SÃO PAULO

FOTOS NO FACEBOOK