Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Uma por dia 7

por neves, aj, em 05.02.08

... o ponto de encontro, merecedor de um carinho bem especial no álbum SANTA COMBA DÃO - FOTOS ANTIGAS.
Cremos que nestes tempos de antanho a tarefa doméstica mais desejada pelas moças casadoiras seria a ida ao Chafariz. É que para além de saírem um pouco debaixo da saia da mãe tinham a oportunidade de encontrar esta ou aquela amiga e acima de tudo trocar um olhar, quiçá receber um piropo ou uma palavra de amor, com aquele pretendente que o seu sonho de menina mulher já a tinha feito corar. Eles, os rapazolas, estariam à coca já que saberiam muito bem que minuto menos minuto apareceria de cântaro à ilharga a menina mulher que ele desejava para mãe de seus filhos.

CLICAR

Muitos casais santacombadenses assim se teriam formado com uma ajudinha de "santo Chafariz" e até sabemos de um bem especial em que ele, moço alfaiate em estabelecimento em rua muito próxima, inventaria forma de dar uma escapada no trabalho para se encontrar por minutos com uma certa mocinha residente no Outeirinho. Estar-se-ia, talvez, pela metade da década de trinta do século passado. Passados alguns anos casaram, mas a ingrata lei da vida agiu prematuramente e impediu-os de serem felizes muitos mais anos. Tiveram quatro filhos, todos rapazes. O mais novo e mais atrevido, relata.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 05:56


1 comentário

De Alípio Calisto a 05.02.2008 às 13:08

Era lindos os trajes femininos daquele tempo. Para a missa ou, para as festas, elas apareciam esmeradas nas suas saias e blusas, mais os aventais, que lhes davam um ar respeitável. Lembro-me vagamente deste tempo e dos ajuntamentos delas e de alguns rapazes, junto a esta e outras fontes da nossa terra. Tudo foi mudando!… os aventais desapareceram, as saias subiram progressivamente, abriram-se os decotes, e os corpos, quase se desnudaram. Assim se perdeu aquela atracção pelo que não se via e que fazia suspirar os homens daquela época. Eu, suspirei. Junto daquele chafariz, também arranjei uma namorada. O namoro não passava de uns escassos metros, quando ela de cântaro cheio, regressava a casa. Era tudo muito sério, e por isso não arriscava ir até à porta de casa, não fosse alguém da família ver. Se era bom… não sei!... mas a banalidade em que caíram as relações «amorosas», não será melhor.
Um abraço
Alípio

Comentar post





  
um clique em cada uma das bandeiras


calendário

Fevereiro 2008

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
242526272829


Comentários recentes

  • neves, aj

    Este Salazar nada tem a ver com o "teu amigo".

  • neves, aj

    O que andas a ler... "obrigas-me" a revisitar o pa...

  • Rosa Lychnos

    Adorei a parte final da recomendação, O limão foi ...


Ligações

SANTA COMBA DÃO

NOTÍCIAS NO VOZ

FUTEBOL NO VOZ

INFORMÁTICA NO VOZ

LUSO IN SÃO PAULO

FOTOS NO FACEBOOK