Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Novas placas

por neves, aj, em 30.04.08

PhotobucketEsta é uma das novas (e belas) placas toponímicas identificadoras de locais na zona ribeirinha à volta da Câmara Municipal da nossa Cidade de Santa Comba Dão que, recordamos, passou por aturada reforma em que serão destaques a pavimentação e a ordenação do trânsito com proibição de estacionamento em frente ao edifício da edilidade e também à volta do Chafariz da Pontatraça, tendo-se criado parques nas imediações.
Sobressai igualmente a restauração daquele a que já aqui chamámos de casarão da pontapraça que foi pertença de D. Zelinha Branquinho e que agora é propriedade da autarquia onde passaram a funcionar alguns serviços de modo a desanuviar o secular e majestoso Paços do Concelho. As fotografias que os amigos nos enviam são prova provada de que a zona se alindou, mas pelos textos e mensagens via e-mail que nos vão chegando ficámos a saber que, como é habitual quando há mudanças, foi restauração também que não escapou à polémica nomeadamente devido ao corte de árvores seculares (ou quase) de copas que protegeram gerações de santacombadenses e cujas raízes se alimentavam da história do burgo.  Virá a talhe de foice que em opinião estritamente pessoal chegámos a dizer que somos pelo progresso preservando o passado, mas que não éramos tão obtusos que não compreendêssemos que quando outros valores mais altos se alevantam há necessidade de "cortar" com esse passado, embora haja muita maneira de a memória se manter. O caso mais evidente, e logo aí ao lado, de progresso que dizimou o passado, é a Barragem da Aguieira que não deixou de se construir apesar de ir submergir lares e berços e sepultar memórias, afinal a alma de tanta gente.
À parte um ou outro pormenor como a sujeira do Chafariz, a verdade é que as fotografias com que os amigos nos contemplam trazem-nos beleza, muita maravilhosa beleza se nos permitem e não nos digam que estamos a "morrer de saudades" já que se vós não vedes essa beleza é porque andam embrenhados em sistemática oposição ou então tão distraídos quanto zumbis vagueando por horta sem ver as couves.
Uma das belezas, repetimos com prazer, que atravessou há pouco tempo o Atlântico (juraríamos que ainda arfando de contentamento pelo dever cumprido) foi a beleza, voltamos a repetir, com que emolduramos esta entrada e que pode ser apreciada aqui em ampliação.
Não restem dúvidas algumas, então, caros amigos e amigas, que a placa toponímica é espectacular e só se lamenta que o seu custo seja elevado (deduzimos) para podermos ver para além do coração agora renovado todas as artérias da nossa cidade assim identificadas com uma certidão tão artisticamente trabalhada. Tenhamos fé, como diz o outro, mas de qualquer modo queremos desde já endereçar os parabéns a quem teve esta iniciativa e ao artista que a executou que cremos ser a nossa estimada Rimary.

Em final de texto, impõe-se dizer ainda que esta pérola que dividimos convosco foi "a pedido" de imediato atendido pelo sobrinho proprietário da Foto Flash.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:58


3 comentários

De Clara Alexandre a 02.05.2008 às 10:22

Viva Seven,

Em breve emitirei o meu parecer mais cicunstanciado relativamente à referida requalificação. Fui das que de alguma forma contestaram alguns pormenores a propósito da dita: tal como abate de árvores, aumento da volumetria do edificio dos serviços técnicos, etc. No entanto verifiquei agradavelmente, que a câmara teve o cuidado de colocar bastantes mais arvores ( entre as quais oliveiras, que segundo o meu ponto de vista muito ajudam a embelezar o local, e também aguns espaços verdes na zona do novo parque de estacionamento), a inauguração foi ontem.
Parece-me no entanto, e uma vez que Santa Comba tem em arranque o processo da Agenda 21 Local, onde se prevêm a existência de foruns participativos, no sentido de auscultar e verificar o parecer das populações, a tal democracia participativa, que também tem processos implementados aí no Brasil( Porto Alegre e etc.), que teria sido uma boa altura para de facto terem começado a dar os primeiros passos nesse sentido.
Todos tinhamos lucrado... Evitavam-se criticas sem grande fundamento, tinha-se ouvido as pessoas, e porventura aproveitado algumas sugestões ( sim... porque a população também tem ideias..).
Eu sou adepta da Democracia Participativa ( isto claro, sem desrespeitar os princípios básicos da Democracia representativa), e pelos vistos a Câmara também, ou então não deveriam ter arrancado com um processo de Agenda 21 Local que pelos vistos ainda não passou do papel.Fizeram-se os estudos de diagnóstico do concelho, mas ainda não se avançou com o processo dos foruns participativos...
Parece-me que Santa Comba tinha bastante a lucrar com esse processo.
Vamos insistir para dar Voz ás populações, e também nos processos de tomada de decisão aos mais diferentes níveis?
Todos sairiamos mais enriquecidos, e Santa Comba mais dinâmica, participada e democrática.

Aquele abraço

Clara

De Clara Alexandre a 02.05.2008 às 10:43

E já agora também estou de acordo, as novas placas toponimicas são de facto muito bonitas. Não se pode passar a vida a constestar, também tem que se elogiar quando é caso disso.

Clara

De Neves, AJ a 02.05.2008 às 13:22

Olá Carla
Obrigado por comentares. És sempre bem vinda e só espero que a falta de resposta aos teus comentários não te levem a "fugir". Eheheheh.
Gosto que participes e Voz do Seven fica mais rico, acredita. Não o digo por "circunstancionalismo" (se a palavra não existe, então que passe a constar).
Há algo que devo admitir que dá azo em ser criticado: é que estou ausente e haverá muita coisa que não vejo. Penso que me fiz entender. Confesso ainda que o coração às vezes falará mais alto que a razão. Também penso que entendes. Talvez a distância tenha tomado conta de mim... (sorriso) Sabes, ver um local como esse que sempre apreciei e que tem tanta história para contar, agora mais alindado e livre desses monstros automóveis é para mim uma felicidade e talvez por isso nem dê para ver o que "está mal" ou "menos correcto". Quanto às árvores (vi o assunto no BE) defendi-as também, mas também acredito que como alguém dizia no Defesa que o Presidente não estará louco. Abstraído da questão política sou obrigado a acreditar pela admiração (e confiança) que nutro por ele como homem santacombadense que é, que os prós e contras teriam sido medidos, apesar de que em artigo (http://vozdoseven2.weblog.com.pt/arquivo/2008/03/pontapraca_alin.html) que há tempos escrevi defendi aquilo que, e muito bem, chamas de Democracia Participativa. Ah... tenho de revelar a minha ignorância nessa da Agenda 21, à qual realmente já tinha espreitado, mas não sabia bem do que se tratava(não se pode apanhar tudo).
Vamos então acreditar que a agenda vai ser cumprida, e que as vozes tenham Voz. Mesmo com o monstro atlântico a separar-nos tudo farei para juntar a minha Voz.
Aquele abraço e desculpa lá nem sempre te dar resposta, ok?
Volta sempre e diz da tua justiça, o Voz e eu Neves, AJ em particular agradecemos.

Comentar post





  


 photo logoasminhasfotos_zps81358f6e.png

calendário

Abril 2008

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930




Comentários recentes


Ligações

SANTA COMBA DÃO

NOTÍCIAS NO VOZ

FUTEBOL NO VOZ

INFORMÁTICA NO VOZ

LUSO IN SÃO PAULO

FOTOS NO FACEBOOK