Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Tia São Canoa

por neves, aj, em 28.07.05

Image hosted by Photobucket.comO carteiro entregou, Voz do Seven abriu e nem queria acreditar no que vinha dentro do sobrescrito electrónico. Em anexo aos tradicionais cumprimentos, Voz do Seven foi contemplado com a foto de uma das senhoras mais queridas dos santacombadenses em geral e muito em particular deste que convosco conversa.
De lenço sobre os cabelos e xaile estilisticamente colocado p'los ombros, a imagem da Tia São retrata fielmente a mulher tradicional portuguesa, trabalhadora e sofrida em tempos bem amargos que tantas vezes tinha de lutar solitariamente pela vida. Na sua tasquinha, conhecida simplesmente como "A Canoa", serviu pobres e abastados, cavadores e letrados e fossem residentes ou viajantes todos eram recebidos com a mesma simpatia daquele tímido e inesquecível sorriso. Paciente, ouviu brincadeiras carinhosas de clientes, doutros desabafos, e a alguns deu conselhos.
A
sardinha em molho de escabeche da Tia São Canoa deveria constar de todo e qualquer Pantagruel, porque era um verdadeiro petisco dos deuses e o sabor e aspecto jamais poderão desaparecer da memória daqueles que tiveram a felicidade de a provar. Para além do prazer de visitar a Tia São, o mais exigente dos garfos também se poderia deliciar com "peixinhos do rio" ou com "queijo fresco", de ovelha note-se, que se seco pelas suas mãos hábeis se tornava outro manjar diferente e delicioso. Temperados com sal e pimenta (do reino) os ovos cozidos também faziam parte do cardápio e para beber, claro está, para além de sumos e refrigerantes, um bom tinto da Região do Dão tirado na hora dos pipos em cantareira que davam aquela beleza ímpar às tasquinhas de antigamente.
A lei da vida não se compadece, mas driblemos com subtileza as perdas físicas e fiquem as memórias... da tasquinha e principalmente da
Tia São e nem ficaria mal que a toponímia santacombadense se lembrasse da sua rua, da Rua da Canoa, porque por mais simples que possam ser, as raízes devem ser perpetuadas e é delas que se constrói e vive um povo.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:41


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.





  
um clique em cada uma das bandeiras


calendário

Julho 2005

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31


Comentários recentes

  • neves, aj

    Este Salazar nada tem a ver com o "teu amigo".

  • neves, aj

    O que andas a ler... "obrigas-me" a revisitar o pa...

  • Rosa Lychnos

    Adorei a parte final da recomendação, O limão foi ...


Ligações

SANTA COMBA DÃO

NOTÍCIAS NO VOZ

FUTEBOL NO VOZ

INFORMÁTICA NO VOZ

LUSO IN SÃO PAULO

FOTOS NO FACEBOOK