Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Silva, Joaquim

por neves, aj, em 08.08.05

Silva... parecenão haver dúvidas que Silva será o sobrenome mais comum pelavasta família lusófona e sendo assim
se num repente der vontade ao Voz do Seven de homenagear ospatrícios que emigraram para terras brasileiras nas quatro ou cinco primeiras décadas do século passado, então esse lusitano terá queser necessária e metaforicamente representado por um Silva...que poderia ser José, como aquele Silva que veio para São Paulohá 80 anos e de cujo agregado familiar o autor do Voz agora fazparte ou até poderia ser António ou Manuel, que à época eramnomes próprios muito comuns na Pátria Lusitana e que o"progresso" resolveu apelidar de foleirosmandando-os quase para os anais do esquecimento.

(Pessoalmentee em verdade até vos digo que se em vez de eu ter sidocontemplado com um descendente do sexo feminino ele fosse umrapaz, um dos meus nomes, António ou José, entraria nacombinação com outro cuja divulgação agora não vem para ocaso... estava programado e assim se cumpriria)

Mas, o Silva quese quer homenagear também se poderia chamar Joaquim, que apesarde ser ou ter sido (tal como Manuel) por aqui focado com um certotoque pejorativo na identificação do natural de Portugal, énome orgulhosamente bonito e até parece que está a virar modaentre filhos de "famosos".
Entre todos os possíveis primeiros nomes de "Silvas",Voz do Seven escolheu Joaquim... a razão desconhece-se, mastalvez não seja alheia a influência do português que acabou de"conhecer" através de um sítio na internet da autoriade seu filho, Dr. Luiz Silva Netto. Voz do Seven já conhecia osítio de Silva Netto e até se tinha servido dele para aredacção de parte do artigo Corpo de Deus onde são focados ostapetes de rua, por altura daquela festividade católica, dacidade de Piquerobi. Na altura, talvez por falta de tempo ououtra razão que não vira interesse, Voz do Seven não navegou oquanto bastasse pelo sítio para descobrir que o autor ématemático e que o sítio nos oferece também <ahref="http://members.tripod.com/caraipora/assuntos.htm"target="_blank">umasecção, uma página</a> deveras interessante sobre ciência, falando-nosde Física, Astronomia ou Música, mas onde a Matemática estásempre presente.

<ahref="http://members.tripod.com/piquerobi/serraria03.htm"target="_blank">ampliar</a>
Image hosted by Photobucket.com

Realce-se que ocritério da escolha de Joaquim da Silva, português, <ahref="http://members.tripod.com/piquerobi/serraria.htm"target="_blank">serrador</a>, ferreiro e artista deacordeão, não se prende de maneira alguma com o facto de ser opai deste nosso novo amigo que hoje colocou comentário (daqui arazão de a redacção desta entrada estar a acontecer agora mesmo) no artigo "Corpo deDeus" agradecendo por termos feito a divulgação do seusítio electrónico.
Voz do Sevenescolheu Joaquim da Silva, "este Silva", ao acaso,porque talvez ele lhe faça lembrar tantos outros que os seus(quase) cinquenta anos já conheceram por Portugal afora.
Voz do Sevenescolheu "este Silva", porque ele em parte representa apolivalência, o autodidactismo de tantos que apesar de não seterem qualificado em Escola revelam talento ímpar para as artes,como a pintura, a escultura ou a música.
Voz do Sevenescolheu "este Silva", porque ele lhe traz à memóriao avô do amigo Zé (de <ahref="http://www.cm-armamar.pt/">Armamar</a>) também ele ligado àarte da madeira e que tocava violino de fazer encantare, inevitavelmente, faz recordar-lhe também os <ahref="http://www.cm-santacombadao.pt/">conterrâneos</a>, sr. Tébar, artesão dos"sete ofícios" e o sr. David de Oliveira, <ahref="http://64.233.187.104/search?q=cache:mnfbk7ff84ij:www.vozdasbeiras.com/index.asp%3fidedicao%3d68%26idseccao%3d570%26id%3d2241%26action%3dnoticia++%22david+oliveira%22+medalh%c3%adstica&amp;hl=pt-br&amp;lr=lang_pt"target="_blank">cujoespólio</a> está patente ao público na <ahref="http://img.photobucket.com/albums/v642/seven2005/casadaculturascdnoite.jpg"target="_blank">Casada Cultura</a> de Santa Comba Dão e que aos 80 anos ainda não colocou de ladoo estilete com que esculpe belas e representativas
<ahref="http://img.photobucket.com/albums/v642/seven2005/medalha.jpg"target="_blank">medalhascomemorativas</a>.</font>

Em suma, Voz doSeven escolheu "este Silva" porque ele representa oPovo e é esse Povo que Voz do Seven quer homenagear.


Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 00:48


2 comentários

De Andréa Neves a 11.08.2005 às 14:03

Parabéns, António...
Conseguistes focar a realidade muitíssimo bem.
A história do Sr. Joaquim Silva é linda, assim como a de muitos outros Silvas...
Eu como Silva que também sou sinto-me orgulhosa e honrada por ser descendente de português.
Beijos de Tua "Sócia"...

De Seven a 11.08.2005 às 14:37

Obrigado miúda p'las belas palavras que (sempre) dedicas aos meus textos.
Eu também me sinto orgulhoso por tu te sentires orgulhosa (a repetição cai aqui muito bem) em teres uma costela lusa.
És o que nós chamamos de uma mulher e companheira muito fixe, muito "porreirinha da Silva" eheheh.

Beijoca.

Comentar post




  
um clique em cada uma das bandeiras


calendário

Agosto 2005

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031


Comentários recentes

  • neves, aj

    Este Salazar nada tem a ver com o "teu amigo".

  • neves, aj

    O que andas a ler... "obrigas-me" a revisitar o pa...

  • Rosa Lychnos

    Adorei a parte final da recomendação, O limão foi ...


Ligações

SANTA COMBA DÃO

NOTÍCIAS NO VOZ

FUTEBOL NO VOZ

INFORMÁTICA NO VOZ

LUSO IN SÃO PAULO

FOTOS NO FACEBOOK