Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Portugal a arder...

por neves, aj, em 12.08.05

Custa a entendercomo é que todos os anos a cena se repete... até dá paraquestionar como é que um país de tão reduzida superfíciepossui tanta mata para arder. P'las notícias que lemos pareceque alguns incêndios têm mão criminosa. Alguns incendiários,uns por tara psíquica outros a mando de alguém poderoso quenunca denunciam, são presos e mais tarde (para desespero erevolta do povo) são libertados... outros ficam em prisãopreventiva, até para sua própria segurança. Atacam-se osgovernos e nesta altura o Ministro da Administração Internaanda na corda bamba... os cofres públicos abrem mão de algunsmilhões de euros e as mãos pedinchonas de alguns autarcasestendem-se para remediar a situação de calamidade pública noseu município... todos os anos isto acontece.

E a prevençãosenhores? Onde anda ela? Todos os anos a mesma questão e, defácil resolução, fica sempre sem resposta. Pelo que Voz doSeven constata, o vizinho concelho de Mortágua já não sofre doflagelo dos incêndios como outrora... e isto porque foi feito umtrabalho excelente na prevenção, na abertura de estradões,que para além de travar os incêndios permitem fácil acesso àsviaturas, construção de tanques com reservas de água e éfeita vigilância. Porque é que todo o país não faz o mesmo? Otema é quente, muito quente, muitos interesses estão em jogo enão vai ser Voz do Seven a deitar achas ou gasolina para afogueira, preferindo servir-se da célebre frase do problemáticotreinador de futebol que quando perdia se dizia perseguido pelosistema (Octávio Machado)... "vocês sabem do que estou afalar"!

E, descarregada araiva por ver Portugal a arder (índice de notícias do <ahref="http://www.portugaldiario.iol.pt/pesquisa.php?pesquisa=inc%c3%aandios&amp;editoria=&amp;x=19&amp;y=6"target="_blank">PortugalDiário</a>) e por aqui ser notícia por tão triste razão(as televisões brasileiras têm mostrado fugazes imagens, osjornais também têm falado – <ahref="http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u86490.shtml"target="_blank">Folha1</a>,<ahref="http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u86410.shtml"target="_blank">Folha2</a>,<ahref="http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u85996.shtml"target="_blank">Folha3</a>)resta-nos fazer

homenagem aosque merecem
aos que verdadeiramente lutam contra a praga,

Image hosted by Photobucket.com

aos Soldados daPaz... ao Povo... <ahref="http://photobucket.com/albums/y232/vozdoseven3/incendios/?action=view&amp;current=00.jpg&amp;slideshow=true&amp;interval=3"target="_blank">fotos</a>

quenão temendo sequer a estrada que leva ao inferno, arregaçam asmangas (mostrando os braços bronzeados pelo Sol dos campos dalavoura) e combatem o Fogo, que jamais deve ser considerado comoinimigo... só o é por inépcia dos homens.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:58


3 comentários

De Ana Maria a 14.08.2005 às 14:15

Soldados da Paz.....eu que o diga.Tenho dois filhos bombeiros e sei o que eles fazem para salvar vidas e tentam também salvar a falta de prevenção por parte das autoridades.Homens corajosos que não medem esforços e até deixam suas familias para salvar ou apagar fogo em pró da humanidade.

De Alípio Calisto a 15.08.2005 às 12:49

Quanto valor têm (e eu dou!!!) estes homens que arriscam tudo, até a propria vida, para enfrentar este gigante devorador, que não poupa nada nem ninguém. O fogo desperta nas pessoas as mais incontroláveis reacções, quando vêm os seus bens transformarem-se em cinzas, mas em tantos casos, não deram um único passo para a limpeza das suas matas ou à volta das suas casas. Viajando um pouco, fácilmente se constata, que o que está por arder, está ali, à mercê de qualquer pirómano que queira alimentar a sua neurose. Os Bombeiros; que lutam contra o fogo, a falta e deficiente coordenação dos meios, as leis que não produzem os efeitos para que são elaboradas, a falta de água etc... etc..., não podem ser os «bodes expiatórios», para tudo quanto é desgraça. A culpa é de todos, nunca dos Bombeiros. Mesmo em desespêro, as vítimas não têm o direito de reagir contra aqueles que dão tudo em defesa de bens que não lhes pertencem fazendo-o, quase sempre, de forma gratuíta. Haja bom senso, mesmo nos piores momentos.Abraço. Alípio Calisto.

De pais dos santos a 07.08.2006 às 20:52

sou un emigrante revoltado da zona da Covilha nao fui de férias a Portugal porque todos os anos fico triste de ver o meu pais a arder e é verdade que as entidades publicas nao fazem o necessario para resolver o problema é por isso que para fazer ver ingles se limpa a beira das estradas mas o mato cortado fica amontuado no mesmo sitio como é possivel que esses ingenheiros e doutores ainda nao compreenderao que é preciso tirar o mato do sitio e leva-lo para o queimar sob controlo de un responsavel é com grande admiraçao para os bombeiros e essa populaçao corajosa que combate o fogo para salvar os seus bens que vao os meus votos de coragem o resto os discursos politicos que oiço todos o anos esses! se estao a éspera deles para resolver o problema podem esperar muito seculos coragem para todos os combatentes

Comentar post




  
um clique em cada uma das bandeiras


calendário

Agosto 2005

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031


Comentários recentes

  • neves, aj

    Este Salazar nada tem a ver com o "teu amigo".

  • neves, aj

    O que andas a ler... "obrigas-me" a revisitar o pa...

  • Rosa Lychnos

    Adorei a parte final da recomendação, O limão foi ...


Ligações

SANTA COMBA DÃO

NOTÍCIAS NO VOZ

FUTEBOL NO VOZ

INFORMÁTICA NO VOZ

LUSO IN SÃO PAULO

FOTOS NO FACEBOOK