Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



ETAPA I – Prólogo

por neves, aj, em 30.10.05

A Caminho dos 50
Etapa I – Prólogo

Tudo teria começado por aqui, à volta do Chafariz da Ponta-Praça...

Image hosted by Photobucket.com

 

Já lá vão bastantes anos...

Não tantos como a imagem possa transmitir, pois este postal ilustrado da minha Santa Comba terá sido certamente um dos primeiros a ser executado e deve datar dos primeiros anos do século XX, quem sabe finais do anterior, tendo eu apenas a certeza que foi fotografado após 1894 ano em que foi construído o Chafariz.
O postal retrata-nos um dos
ex-libris da minha terra natal, uma zona tão carregada de simbolismo, de histórias da História de Santa Comba Dão que uma vez me atrevia chamá-la de útero da cidade. Testemunhada ao alto pela Pedra Talhada, atravessada pela Ribeira das Hortas e tendo por fundo soberba construção, esta zona ribeirinha chamada pelo povo de Ponta-Praça (não sei se ponte ou ponta da praça) continua bela, apelativa e eternamente admirada pelos santacombadenses. O Chafariz lá continua imponente a cumprir a sua função se necessário e o edifício da esquerda ainda mantém a traça do antigamente.

Image hosted by Photobucket.com
ampliar

Ao fundo, o edifício da Câmara Municipal (Prefeitura) que chegou a servir também de estabelecimento prisional continua majestoso,ostentando orgulhosamente o brasão de Santa Comba, agora e há 6anos a esta parte com cinco torres indicadoras da sua condição decida de... à sua frente um dos símbolos do poder autárquico, o trabalhado Pelourinho em granito, que não o original pois esse parece que estará ornamentando moradia de particular.

Image hosted by Photobucket.com
ampliar

Mas,e o que interessa para o que nos propusemos, o postal também nos retrata um encontro, domingueiro certamente, de moças com o cântaro de barro à ilharga à espera de vez para o encher de água. Em tempos de antanho em que os encontros a sós eram literalmente proibidos, as idas à fonte eram pretexto e o único momento em que estas jovens em idade casadoira poderiam esperar a corajosa declaração do rapaz da sua simpatia e se já feita, conversar um pouco sobre os seus sonhos futuros.

Como que me chegava aos ouvidos na minha juventude, em saudosos serões familiares desprovidos de emissões de televisão, tudo indica que tivesse sido assim deste modo tão romântico que há 70 anos a jovem Rosita do Outeirinho, então uma menina de 14/15 anos e a mais nova de 6 filhas da Ti Margarida,teria ouvido as palavras de juramento de amor da parte do também jovem Zé Neves, órfão de mãe com o pai ausente em África, 17/18 anos de idade e alfaiate de profissão.

Meus futuros pais esperaram uns tempos, namoraram à volta de 7 anos e, em plena Grande Guerra Mundial, uniram-se pelo casamento no ano de 1942.

Image hosted by Photobucket.com

 

(a"história" vai continuar, como é óbvio)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:35


4 comentários

De Agostinho a 28.10.2005 às 00:14

Um relato extraordinário de alguém que ama a sua terra.Dizem que eram tempos melhores, embora não houvesse televisão e todas estas tecnologias,mas em troca havia companheirismo e uma vida social muito mais rica que esta carregada de egoismo.Pois Seven, esse chafariz que conheço bem, se pudesse falar tinha muito que contar desde os tempos que recordas até aos actuais.Muitos amores, muitas paixões e talvez a jovem Rosita do Outeirinho e o jovem Zé Neves se tenham lá apaixonado dando origem ao rebento que agora lhes presta uma linda homenagem.Um grande abraço.

De Iracema Fernandes a 28.10.2005 às 10:33

Olá meu amigo, tudo bem?
Bom, como sempre passo cá todos os dias e cada dia mais fico maravilhada com o teu blog. Em tempos deixei-te um comentário no texto sobre as enchentes de Sampa que se intitula "Chuva em São Paulo...águas de maio". Li a tua lista de blogs favoritos, na qual encontrei o meu blog "Felizes em Portugal" que em tempos retirei da net e que agora resolvi voltar novamente. Para além deste tenho um outro no MSN Spaces http://spaces.msn.com/members/baudeperolas/ (http://spaces.msn.com/members/baudeperolas/) Gostava imenso de poder um dia destes teclar contigo ou ter o teu e-mail no qual pudessémos trocar algumas idéias.

Beijinhos no coração.
Iracema Fernandes

De Alípio Calisto a 28.10.2005 às 12:02

Que saudades meu amigo...! Matei a sede (também de amores!), naquele magnífico chafariz e por ali também namorei. No meu tempo o cenário só diferia nas vestes, mas seria mais ou menos o mesmo. Foi sem dúvida o local onde gerações e gerações se iniciaram na bela arte de amar (uns, com mais sucesso que outros), e o chafariz ali continua imponente, lembrando, que foi da sua responsabilidade a felicidade de tanta gente. Onde quer que existissem, as fontes e chafarizes tiveram aquele condão, mas este é o nosso, e, por consequência, é o mais belo de todos. Com o resto das imagens, completa-se um excelente álbum de recordações. Parabéns. Grande abraço.
Alípio Calisto

De Seven a 08.11.2005 às 10:54

Desculpem caros amigos de só agora responder

Os amigos Agostinho e Alípio não vão levar a mal, mas vou dedicar esta resposta à Iracema e pedir mais uma vez desculpa por ainda não lhe ter escrito... lembro-me bem que deixaste esse comentário no "Chuva em São Paulo" e como me aguçaste a curiosidade procurei e encontrei o Felizes em Portugal, que até tinha a ligação a uns blogs que focava "minorias" (será a palavra correcta?)que eu pretendia para num futuro fazer uma entrada sobre os homens que Cabral encontrou e seus descendentes...Vou fazer uma ligação para o teu Baú das Pérolas e escrever-te pessoalmente, ok cara Iracema?
Gostaria ainda de dizer-te o quanto aprecio que venhas visitar-me, nós temos uma certa afinidade pois fizemos o percurso inverso, e belas palavras que me diriges... fico feliz por consegur trazer-te um pouco até cá (um dia destes tenho que homenagear Campos de Jordão, apesar de que ainda não conheço in loco).

Beijinho e vou responder-te ao outro comentário, ok?

Comentar post




  
um clique em cada uma das bandeiras


calendário

Outubro 2005

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031


Comentários recentes

  • neves, aj

    Este Salazar nada tem a ver com o "teu amigo".

  • neves, aj

    O que andas a ler... "obrigas-me" a revisitar o pa...

  • Rosa Lychnos

    Adorei a parte final da recomendação, O limão foi ...


Ligações

SANTA COMBA DÃO

NOTÍCIAS NO VOZ

FUTEBOL NO VOZ

INFORMÁTICA NO VOZ

LUSO IN SÃO PAULO

FOTOS NO FACEBOOK