Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Revista Raiz

por neves, aj, em 01.02.06
cultura do Brasil
Image hosting by Photobucket

Ávido de saber coisasdo Brasil, mas aquelas coisas que não são relatadasnas páginas das "grandes publicações", Voz do Seven,em busca permanente, teve a felicidade de se deparar com uma novarevista. Chama-se RAIZ,o seu nome dá indicações e o editorial diz tudo...

quarup
ritual indígena
olinda
cidade
maracatu
dança nordestina
salinas
cidade

A MISSÃO DE RAIZ é dar a conhecer e fazer consumir a produção cultural popular brasileira em todas as suas expressões... Os brasileiros se orgulham das dimensões continentais do país, saúdam sua diversidade cultural como uma bênção, mas “cegos de tanto ver” desconhecem quase inteiramente a riquíssima gama de manifestações da própria cultura de raiz.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:27


4 comentários

De Agostinho a 01.02.2006 às 20:27

Força seven!A voz que nunca te doa na divulgação da cultura e dos acontecimentos que por aí passam...Um abraço.

De Andréa Neves a 06.02.2006 às 08:57

Sim, amorzinho...
Não podemos esquecer nossas raízes, devemos a cada dia que passa valorizá-la mais e mais.
Beijos, de Tua "Sócia"...

De Regina Nóbrega a 23.10.2007 às 11:00

Não, não, não... não é verdade. Nós brasileiros, sabemos sim, valorizar as nossas raízes, respeitar as nossas diferenças, conviver com a diversidade étnica, admirar nosso multiculturalismo, reconhecer nossa riqueza extraordinária e cada vez mais compreendemos a imensa gama de fenômenos sociais em que estamos inseridos, admirando-nos de nossa própria força. Nada combina mais com a fantástica extensão territorial do Brasil, do que o seu povo, bravo e plural, por natureza. Para pesquisar o que tem sido feito por brasileiros nessa área do conhecimento humano, sugiro que se busque informações na Universidade Federal de Campina Grande, onde a publicação Raízes, traz textos espetaculares sobre pesquisa na área social, multiculturalismo, economia solidária, agricultura familiar, entre muitos outros, escritos por alunos e professores doutores do Mestrado e Doutorado em Sociologia Rural. A Fundação Joaquim Nabuco, em Recife, também é outro importante ponto de valorização e divulgação da cultura brasileira, que pode ser consultado. Sds cordiais, Regina Nóbrega.

De Voz do Seven a 23.10.2007 às 13:10

Eu realmente não sei se é verdade, mas o que eu sei que é verdade era o que dizia o editorial,afinal o texto é nada mais nada menos que uma transcrição desse Editorial que se não me falha a memória era do número 1 ou 2 da Revista. A ligação está logo abaixo, mas infelizmente a página foi tirada do ar. Nós por aqui ñeste espaço não inventamos e é matéria em que não emitimos opinião, dada a nossa condição de estrangeiro,mas sempre lhe posso dizer Regina que, pelos 5 anos que levo de S. Paulo, o que escreveu também NÃO, NÃO, NÃO corresponde inteiramente à realidade... e se me desculpar e se você olhar bem no íntimo e não pensar na imagem que é necessário dar a outros, sabe que é isso. Dou-lhe só um pequeno exemplo: ÁFRICA... África é completamente descionhecida para a esmagadora maioria (tanto que os governantes viram a necessidade de falar e de África fazer parte dos currículos escolares) e mais,certa camada social nem sequer quer ouvir falar do "continente pobre"... por vergonha? quem sabe?
Se procurar mais um pouco por aqui pelo Voz certamente que encontrará matéria sobre o que acabei de dizer, não escrita por mim, evidentemente pelas razões que apontei, mas transcritas (o leitor que tire as suas ilações)... Por acaso encontrei uma entrada que fiz em Novembro de 2006 e a que dei título de´África em Brasil (http://vozdoseven.weblog.com.pt/arquivos/215666.html) que a pode levar a uma entrevista (http://www.pnud.org.br/educacao/entrevistas/index.php?id01=1117&lay=ecu) de um escritor angolano e publicada no PNUD Brasil (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) que lhe fala desse distanciamento das origens... Também anda por aí uma entrevista de Graça Machel e mais África que lhe foca esse distanciamento(apesar de nunca lá ter estado sinto também um carinho bem especial por África e sem saudosismo ou qualquer base neocolonialista).

Concluindo, nada invalida que o que a Regina afirma não seja verdade e a sua recomendação não "caiu em saco roto" só que poderia ter facilitado e ter dado as ligações (sorriso)

Respeitosamente aquele abraço e desejo de que volte sempre

Comentar post



foto do autor


  
um clique em cada uma das bandeiras


calendário

Fevereiro 2006

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728

Entradas recentes


Comentários recentes

  • neves, aj

    Este Salazar nada tem a ver com o "teu amigo".

  • neves, aj

    O que andas a ler... "obrigas-me" a revisitar o pa...

  • Rosa Lychnos

    Adorei a parte final da recomendação, O limão foi ...


Ligações

SANTA COMBA DÃO

NOTÍCIAS NO VOZ

FUTEBOL NO VOZ

INFORMÁTICA NO VOZ

LUSO IN SÃO PAULO

FOTOS NO FACEBOOK


MOMENTOS SÃO PAULO
Perdida em casa
A gata do Canindé
A [barata] tonta da Paulista
Tanto Mar
Big desilusão
Estação da Luz
Paz no Mundo
Bar do Quim
LUSA, subida 2011
Papai Noel
Os pecados [confessáveis] de uma menina bem
A Marquesa de Sernancelhe
Dia do Sim
En-laço

MOMENTOS SÃO PAULO


Arquivo


Tags

mais tags


Voz do Seven 2
Voz do Seven no sapo.pt