Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Há 506 anos...

por neves, aj, em 22.04.06

o vigia do mastro principalteria gritado... TERRA!

Image hosting by Photobucket

Na verdade esegundo reza a História teria sido no dia 22 de Abril do ano de 1500 quea frotade Pedro Álvares Cabral avistou estas terras a que deu o nome de Vera Cruz. No diaimediato as naus e caravelas aportaram em local que denominaram de Porto Seguroe os homens vindos da Ocidental Praia Lusitana teriam tido então o primeirocontacto com os habitantes.

Muitas dúvidasse colocam se na verdade Cabral, o navegador português nascido em Belmonte, nasserranias da Estrela, teria intenção de "achar novas terras" e serealmente a Coroa Portuguesa não saberia da existência de terras a Ocidente, a que oTratado de Tordesilhas firmado em 1494 entre D. João II de Portugal e os reisde Espanha parece dar resposta afirmativa.

Image hosting by Photobucket

Atente-se quese o Tratado tivesse vingado, o Brasil de hoje  resumir-se-ia àparte colorida de verde. Para o Brasil possuir as fronteiras actuais muitocontribuíram os Bandeirantes (exploradores) e, repare-se ainda, que grandeparte da Amazónia foi conquistada quando o Tratado não tinharazão de existência visto Portugal estar sob o domínio espanhol (1580-1640) e, por arrastamento, também toda a colóniaBrasil estaria sob o domínio de Espanha.

Mas o que nosinteressa por ora é o Descobrimento que Pêro Vaz de Caminha relatou, diremos deforma romântica e enaltecedora, na Carta de Achamento do Brasil e que algunshistoriadores não têm pejo em apelidar de sua Certidão de Nascimento. Aimagem da esquerda, amplamente divulgada na internet, retrata uma das páginasda Carta e a da vossa direita, ao que consta, será a última das páginas ondea assinatura de Vaz de Caminha faz prova. 

Image hosting by PhotobucketImage hosting by Photobucket

Em crónica quejá vai longa, e para não sermos atacados de que os portugueses só falam dopassado, queremos frisar que não é nossa pretensão cantar em ufanismo oilustre peito lusitano nem mandar cessar o que a musa antiga canta e gritar queoutro valor mais alto se alevanta.... nada disso... apenas pretendemos relatarum facto que a História nos narra e que jamais pode ser imutável. 

Terão osportugueses motivos de orgulho? Porque não? Com o feito sim, ora pois... afinalnão são todos que se aventuram mar adentro em verdadeiras cascas de noz.Terão os brasileiros motivos para festejar? Não nos compete emitir opiniãocomo é lógico, mas sempre afirmamos, e bem alto, que não ficaríamos de modoalgum chocados se um descendente desses homens que Cabral encontrou em 1500 nosafirmasse peremptoriamente que não havia nada a festejar e que o europeu, ohomem branco deveria ter deixado o seu povo em paz.

Ah...peranteesse descendente, perante a Nação Índia deste país, Voz do Seven ainda temuma dívida. Não se esqueceu e em breve vai pagar.

HISTORIANET
A NOSSA HISTÓRIA
  A Carta de Caminha

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:43


1 comentário

De Alípio Calisto a 23.04.2006 às 10:04

Mas há uma coisa de que eu tenho a certeza; por mais que os nossos irmãos brasileiros concordem ou discordem desta façanha levada a cabo por aquele punhado de «aventureiros» portugueses, o Brasil nunca seria o que é. Devemos antes, todos, orgulharmo-nos do que o Brasil é hoje, mesmo levando em conta, os seus problemas internos. O trajecto histórico deste país desde o seu «achamento», passando pela independência e até aos dias de hoje, mais as circúnstancias como todo o processo se desenvolveu ao longo dos séculos, deverá servir para nos aproximar cada vez mais, nunca para nos afastar. "Que Deus abençoe os nossos paises".
Um grande abraço.

Alípio Calisto

Comentar post




  
um clique em cada uma das bandeiras


calendário

Abril 2006

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30


Comentários recentes

  • neves, aj

    Este Salazar nada tem a ver com o "teu amigo".

  • neves, aj

    O que andas a ler... "obrigas-me" a revisitar o pa...

  • Rosa Lychnos

    Adorei a parte final da recomendação, O limão foi ...


Ligações

SANTA COMBA DÃO

NOTÍCIAS NO VOZ

FUTEBOL NO VOZ

INFORMÁTICA NO VOZ

LUSO IN SÃO PAULO

FOTOS NO FACEBOOK