| Obra polémica? Claro... se não o fosse até deixaria de ser considerada arte. Censurável? ...? Aqui no Voz do Seven não, aqui não há lugar para inquisidores. |
Esta obra, de título Desenhandoem Terços, é da autoria da artista brasileira Márcia X e faziaparte da mostra Erótica - os Sentidos na Arte que está exposta aopúblico no Centro Cultural do Banco do Brasil no Rio de Janeiro (CCBB -RJ).Escrevemos que fazia parte da mostra e reafirmamo-lo, visto que a santa censurainquisidora do CCBB (não esqueçamos que pertence a um Banco) achou por bem retirá-laatendendo a "centenas de reclamações" (sic) e, crê-se, também devido a acção entrada na Justiça pela associação católica OpusChristi. Mas, certamente que a nova que Voz do Seven vos está a oferecer afinaljá não o é e nem para o outro lado do Atlântico, visto que, por exemplo, oPortugal Diário publicounotícia, em 6 de Abril, sobre a exposição. Apesar de aindanão mencionar que a obra já havia sido retirada aconselhamos uma visitinha àspáginas do PD nem que seja para ler os comentários dos caros visitantes,alguns deles hilariantes, outros mais fundamentalistas que o fundamentalismo queusualmente atacam e em que chegam a pedir a cabeça da autora, desconhecendo queela já faleceu, e ainda, se quereis (ainda) juntar a vossa voz às dosofendidos, façam favor que os endereços electrónicos ainda por lá andam.
Noticiámos e colocámos no armatéria para debate, seja aqui, seja à mesa de café... cumprimos a nossamissão. Quanto a nós não nos vamos alargar com comentários, porque nemsequer nos sentimos ofendidos. Devemos considerar como profanação de umobjecto sagrado apesar de estarmos num Museu? É matéria deveras complexa e, umpouco como Pilatos, achamos por bem encaminhar-vos para a opinião de MARCELONEGROMONTE publicada no UOL Diversão e Arte.
artistas em protesto Só que algonos intriga. Poderá ser despropositado ou até estúpido, mas questionamo-nosse quando puxamos o cordelzinho à volta da cintura daqueles bonequinhos deSantoantoninho (vestidos a rigor com hábitofranciscano e tudo) estamos a cometer alguma heresia.... para os desconhecedoresvai a informação de que ao puxar o cordel se ergue entre as pernas do"bonequinho" um respeitável falo. Se neste caso o pensamentoinquisitório actuasse, as tascas do antigamente de todo o nosso Portugal,frequentadas por cavadores de enxada, doutores e até padres, ficariam deverasdescaracterizadas.... e como actuar nas festas em honra de São Gonçalo, maisum santo casamenteiro, em Amarante em que um dos bolos tradicionais tem a formado órgão reprodutor masculino? Dir-nos-ão que somos estúpidos, que é apenasuma forma engraçada de um bolo e que o outro é apenas um boneco de louça....que seja... talvez para a artista os objectos que utilizou não sejam Terços.
Como dissemos atrás Márcia X já faleceu. O seu desaparecimento físico,vítima de cancro (câncer), aconteceu no ano passado de 2005 e contava apenas45 anos de idade. Ficou a obra... e a polémica.