Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Chernobyl 20 anos

por neves, aj, em 26.04.06
Photobucket - Video and Image Hosting

Vinte e três minutos depois da primeira hora deste dia 26, os sinos soaramem solo ucraniano, exactamente à mesma hora (01:23 horas) do fatídico dia 26de Abril de 1986 em que o alarme soou na Central Nuclear de Chernobyl (entãopertença da ex-URSS) situada a 110 Km de Kiev, a capital da Ucrânia...desencadeava-se assim o maisgrave acidente nuclear da história que de imediato fez vítimas, mas a contaminaçãocontinua e por todo o sempre mais vítimas aparecerão, estejam os leitorescertos disso.

Vinte anos depois e ao soar dos sinos seguiu-se um profundo silêncio de umminuto e as gentes, muitas delas ex-residentesda cidade de Pripyat, munidas de velas acesas e cravos prestaram então homenagemsimbólica aos seus mortos.

Photobucket - Video and Image HostingPhotobucket - Video and Image Hosting
homenagem Pripyat - cidade fantasma

Mais nãodizemos. Não sabemos que dizer, talvez pedir reflexão a cada um de vós e quenão calem a vossa voz perante as ameaças atómicas, não só protestandoperante o fabrico de bombas propriamente ditas, como também perante aconstrução precipitada de centrais que podem virar verdadeiras e permitidas bombas, porqueafinal está bem patente que o Homem ainda não domina completamente a forçados átomos e ainda não inventou a melhor forma de eliminar os resíduos, olixo. Já agora pedimos a esse Homem, e em nome dos Filhos de Chernobyl, um pouquinho mais de bom senso e que levemais em conta e mais a sério a preservação da Humanidade (já nemfalamos no bem estar) tal como a conhecemos, com duas pernas e dois braços, doisolhos, duas orelhas... 

Photobucket - Video and Image Hosting

Fotos uol.com.br Inforgráfico

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:39


6 comentários

De Agostinho a 26.04.2006 às 23:33

Apelo que devia ser levado a sério por todos os países. Muitos já esqueceram ou antes os interesses económicos estão acima dos valores humanos para que ainda se queira continuar a fabricar a "destruição da humanidade".Lembrem-se os responsáveis que a contaminação também lhes cai em cima.Depois que é que lucram!..Abraço

De Seven a 27.04.2006 às 10:18

Deveriam ser estudadas e aprofundadas energias alternativas. Uma central nuclear é uma bomba... e os resíduos? Por enquanto ainda digo NUCLEAR? NÃO OBRIGADO! artigo de G. Medeiros (http://vozdoseven.weblog.com.pt/arquivos/223882.html).
Abraço, caro Agostinho

De José Branquinho a 27.04.2006 às 11:29

A minha aluna Yulia, 9º ano, é Ucraniana e está no computador ao meu lado. Rodei o ecran do meu computador na sua diracção para ela poder ver a imagem. A Yulia tem 14 anos, olhos azuis.Por baixo daquele azul senti medo e quando lhe perguntei se conhecia Chernobyl, o silêncio foi a resposta. Voltou a olhar para o seu trabalho como se a conversa não tivesse existido.

De Alípio Calisto a 27.04.2006 às 14:10

Infelizmente temos o nuclear dentro de casa. Os espanhois fizeram o favor de nos presentear com uma ou duas centrais que instalaram junto à fronteira. De nada valeram os nossos protestos e, agora, só nos resta orar para que nada aconteça, e para que o projecto português não prossiga.
Um Abraço.
Alípio Calisto

De Joao a 10.05.2006 às 22:06

O que se passou em chernobyl foi aterrorizador. Sou contra a energia nuclear porque, apesar da frequencia destes desastres serem muito improváveis, podem acontecer e se isso se der o desastre é gigante. Deviam-se optar por energias alternativas, como a energia eólica.

De Matilde a 08.02.2008 às 15:34

os governos que continuam com essas ideias de fabricas nucleares, esses sim deviam ter estado na explosão de chernobil, para depois saberem o que muitos sufrerem e até ainda estam a sufrer
depois fazem como o governo sovietico e só avisam as pessoas dois dias depois do acidente

Comentar post




  
um clique em cada uma das bandeiras


calendário

Abril 2006

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30


Comentários recentes

  • neves, aj

    Este Salazar nada tem a ver com o "teu amigo".

  • neves, aj

    O que andas a ler... "obrigas-me" a revisitar o pa...

  • Rosa Lychnos

    Adorei a parte final da recomendação, O limão foi ...


Ligações

SANTA COMBA DÃO

NOTÍCIAS NO VOZ

FUTEBOL NO VOZ

INFORMÁTICA NO VOZ

LUSO IN SÃO PAULO

FOTOS NO FACEBOOK