Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Caro Deco

por neves, aj, em 04.12.04
Esta"porradapor trás" é que foi dura!

Já ando há uns tempos com vontade para te escrever.
Não o fiz até agora,porque como nunca soube a tua reacção à minha crítica sobre a convocação decidadãos naturalizados para a Selecção Nacional Portuguesa de Futebol temiaque me levasses a mal  Mais uma vez te lembro que a crítica nada teve com a tua naturalização a que tivestedireito como cidadão estrangeiro em território nacional português há mais denão sei quantos anos e recordo-te ainda que nada me move contra ti cidadão Anderson deSouza considerando-te meu patrício, tão português quanto eu.

Fui econtinuo a ser contra aconvocação de cidadãos naturalizados, apenas por uma questão de identidadenacional na Equipa de Todos Nós,pois se a moda pega poderemos ver um dia uma Equipa das Quinas constituída poruma maioria bem larga de atletas nascidos sob a protecção de outras bandeiras. Járeparaste, por exemplo, na selecção italiana de Futsal? É uma selecçãoazurra, azul por fora e verde e amarela por dentro. Repara que dos 14 jogadores(italianos?) presentes emTaiwan, 12 (DOZE) são nascidos em território brasileiro... haja vergonha e procure-seter juízo!
Pelo que tens dito à imprensa, comprovo que és um homem sensatoe que até compreendes a celeuma levantada em torno do "teu caso", queafinal não é caso e penso que nunca o chegou a ser. Democraticamente cada umtem direito à sua opinião e mais nada. Mas, águaspassadas não movem moinhos e continuemos.
Quero ainda deixar aqui expresso oquanto te admiro como executante da arte de bem jogar à bola. Esta admiração nada tem a ver por teres vestido a camisola do FCPorto, pois nem sou adepto dos Dragões e nem tenho nada a ver com o"grande" FC Barcelona onde agora te encontras. Tem a ver, isso sim, com a determinação que colocasem campo, com a técnica que possuis e aplicas objectivamente, com a forma comocolocas a bola num companheiro, como rematas... em suma, a forma como catapultas as equipas por onde passas.E quando inventas? Não é por acaso que te apelidam de "mágico". És um verdadeiro "número 10". Eu diria que em ti estão incorporadas em salutar mistura a arte do futebolista sul-americano com a objectividade do europeu. Conto-te a propósito quedescobri uma página em site de língua inglesa em que é afirmado que teuídolo é, ou foi nem sei como dizer, Diego Maradona. Entre mim e ti pelo menosexiste esta afinidade, caro Deco. Ao ver-te jogar quantas vezes não te comparei eu com ElPibe?
Não abdicando do meu pontode vista, aceito-te hoje de bom grado na Selecção de Portugal e em tuahomenagem até baptizei de Deco o pequeno Galo de Barcelos (símbolo dos eternos Magriços de 66) que tenho nacozinha da casa onde resido aqui em São Paulo. Sim, caro Deco, quis a ironia dodestino que eu viesse até aos teus "antigos domínios", pois a terra que teviu nascer, São Bernardo do Campo, fica ali mesmo ao virar da esquina
.


Mas oque me leva a escrever-te nada tem a ver com estas "proximidades".Escrevo para te dizer que te considero um campeão e contar-te que essesprémios instituídos por Fifa&Nikes, Lda são uma completa farsa noespectáculo Futebol. Disseste que não ficaste chateado por não seres um dostrês finalistas do citado prémio... a tua humildade to ordenou certamente, mastodos sabemos que teu nome deveria constar, pois para além de carregares o FCPorto numa viagem histórica pela Europa quer a nível dos Campeões 2004 quer anível da Taça Uefa 2003, também muito contribuíste para que a SelecçãoPortuguesa  se tornasse vice-campeã europeia no último Euro 2004 e sabes que para nós,portugueses, a medalha de prata é também um título.
Está provado que, ou étudo uma operação de marketing ou quem votaou nomeia não vê nada de futebol. Mas, como me dizem que são os seleccionadores eos capitães das selecções nacionais que fazem essas nomeações fico nadúvida... será que  sofrem pressões ou recebem  unspacotinhos de férias em ilhas exóticas como prenda? Não quero colocar em causa ahonestidade de cada um dos eleitores e sou mesmo obrigado a admitir que é tudoobra do poderoso marketing fazedor de dinheiro e até li em parte alguma quejá não lembro que "... vota-se naquele que maisanúncios publicitários faz ou pode vir a fazer, no mais abonecado paraaparecer nas fotos publicitárias..."
Cá para nós, caro Deco, já pensaste em deixar crescer ocabelo? Pintá-lo da cor do burro quando foge ou fazeres um corte excêntrico?Que tal provocares umas briguinhas conjugais (de acordo com a cara-metade, claroestá) aparecendo acompanhado de umasloiraças noite afora? Umas tatuagens para mostrares ao pessoal também nãoficariam mal... ou até vires dizer à TV que és metro-não-sei-quê sexual.
Olhaque se lixe o prémio dos gajos. Sabes que ganhaste perante nós, os que nãofazem parte das engrenagens da máquina, mas que sabem reconhecer os bonsexecutantes  da bola, aqueles que sabem conjugar a arte com a praticidade eganham títulos.
Já nos finalmente ainda tempo para te dizerque andava eu em pesquisa de fotos tuas (para quando acriação dum site, caro Deco?) quando me deparei com uma entrevista que desteao MaisFutebol. Espectacular, mas não vou comentá-la preferindo deixar aqui oseu registo. No entanto terei que dizer que gostei e até fiquei sabendo que emvários pontos as nossas ideias se conjugam, à excepção talvez deconsiderares o "teu caso" idêntico à naturalidade de Eusébio. Poroutro lado vejo que Anderson de Souzaé (também) um campeão e pergunto-me quando te verei, em entrevista, sentadoà frente das câmaras de televisão de um canal qualquer brasileiro. Não serájá tempo?
Abraço e aparece por aí, pá!







Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:46


1 comentário

De Werewolf a 14.12.2004 às 16:07

Hoje parece que é dia de elogios, mas a verdade é que gostei muito deste teu excelente artigo com o qual concordei totalmente, apenas um pequeno senão, não sou tão radical em relação aos naturalizados jogarem na nossa selecção embora compreenda que situações como a da selecção italiana de futsal é perfeitamnete ridícula e anacrónica. Mas a vedade é que sinto que Deco não se sente verdadeiramnete português por isso, e muito bem quando se refere à nossa Selecção diz sempre Selecção e não Portugal, mas até neste ponto acho que Deco é essencialmente um homem honesto, para além do grande jogador que é, jogue onde jogar. Deco faz parte da selecção do país que o acolheu, o acarinhou e lhe reconheceu o valor. Sorte nossa, azar do Brasil.
Um abraço de Portugal para todo o Brasil, especialmente para aqueles que todos os dias têm que fazer pela vida para sobreviver neste mundo cão.

Comentar post




  
um clique em cada uma das bandeiras


calendário

Dezembro 2004

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031


Comentários recentes

  • neves, aj

    Este Salazar nada tem a ver com o "teu amigo".

  • neves, aj

    O que andas a ler... "obrigas-me" a revisitar o pa...

  • Rosa Lychnos

    Adorei a parte final da recomendação, O limão foi ...


Ligações

SANTA COMBA DÃO

NOTÍCIAS NO VOZ

FUTEBOL NO VOZ

INFORMÁTICA NO VOZ

LUSO IN SÃO PAULO

FOTOS NO FACEBOOK