Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Tribuna

por neves, aj, em 15.02.05

Ater em conta:
A presente notícia é transcrita, completamente na íntegra,do portal brasileiro A Tribuna Digital,que não é mais que a edição on-line do jornal A TRIBUNA (ver capa),diário da cidade de Santos. O motivo de Voz do Seven não ter feitoligação (link) à notícia prende-se com o facto de ser necessário cadastroprévio para acesso a certos conteúdos do referido portal. 


Domingo,13 de Fevereiro de 2005
Portuguesesescolhem Brasil como seu destino
DaReportagem

 Em janeiro do ano passado, Portugal ganhava uma representação turística doBrasil em Lisboa. Era o início da estratégia do Ministério do Turismo, pormeio do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e em parceria com a FederaçãoBrasileira de Convention & Visitors Bureau, de abertura de EscritóriosBrasileiros de Turismo (EBTs) no exterior. Passado um ano, o EBT Portugalcomemora resultados e ajusta a estratégia de promoção para continuar ganhandomercado.
  O primeiro grande resultado do EBT, em 2004, foi a parceria com aTAP-Air Portugal, que passou a oferecer em julho três vôos semanais ligandoLisboa a Natal, Rio Grande do Norte. Menos de um ano depois, a companhiaanunciou, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a quarta freqüênciasemanal para Natal, a partir de abril. ‘‘Nosso objetivo é que essa rota setorne diária no futuro’’, adiantou o vice-presidente executivo da TAP, Luizda Gama Mór. Com isso, passará a somar 39 vôos todas as semanas para seiscapitais brasileiras: as quatro freqüências para Natal e diariamente uma paraRio de Janeiro, São Paulo, Recife, Fortaleza e Salvador.
  Hoje, Mór comemora o que chama de maioridade do turismo brasileirono exterior: ‘‘Nossos interlocutores sempre eram os órgãos de turismo noBrasil, que não viviam a realidade de Portugal. Hoje temos profissionais fantásticosda Embratur aqui na Europa, que acompanham o que acontece nesses mercados’’.Certa de que o País começa a se firmar como pólo turístico internacional, aTAP registrou, nas reservas para a Bahia neste carnaval, por exemplo, umcrescimento de 24,3% em relação ao mesmo período de 2004.
  Também durante a BTL outra companhia aérea portuguesa, a Air Luxor,anunciou uma nova rota para o Brasil: o destino é Salvador, passando por PortoSeguro, na Bahia, num Airbus A330 com capacidade para 387 passageiros.
  Outro ponto positivo colhido pelo EBT foram reportagens publicadasem veículos portugueses especializados e de grande imprensa sobre destinos turísticosnacionais. Por meio de apoios dados pelo escritório, o jornal O Público e asrevistas Blue Travel, Rotas & Destinos, Villas & Golfe, Hole One, PróximaViagem, Gente e Viagens e B (de Brasil) publicaram matérias sobre praticamentetodas as regiões do País. Juntas, somam mais de 1 milhão de euros em mídiaespontânea. ‘‘O Brasil está na moda e gera muito interesse. Em parceriacom os estados e com companhias aéreas viabilizamos viagens, quando necessário,e conseguimos divulgar ao grande público a rica diversidade natural, cultural eétnica do Brasil’’, explica Vera Sanches, executiva responsável pelo EBT.Destinos não muito divulgados, como Santarém, Ilha de Marajó e Belém, no Pará,Porto Velho, em Roraima e Rio Branco, no Acre, puderam ser conhecidos dosportugueses em edição sobre a Amazônia da Rotas & Destinos.
Segundo
  Além de ser um grande portão emissor de turistas europeus para oBrasil, o próprio mercado português vem crescendo substancialmente. Na Europa,atualmente é o segundo país que mais envia turistas ao Brasil, depois daAlemanha (315.532). Foram exatos 228.153 portugueses no Brasil em 2003, contra168.329 em 2002, um aumento de 35,56%. ‘‘É um crescimento muito expressivo,levando-se em conta que, até 2002, Portugal ocupava a quarta posição naEuropa e a oitava no ranking geral’’, avalia Vera. Em 2003, o país puloupara quinta colocação no quadro geral, atrás da Argentina, Estados Unidos,Alemanha, Uruguai. ‘‘Nossa missão agora é fazer com que os númerosaumentem. Há uma procura ainda reprimida pelo Brasil no mercado português.Podemos crescer mais’’, diz.










Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 00:07




  
um clique em cada uma das bandeiras


calendário

Fevereiro 2005

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728


Comentários recentes

  • neves, aj

    Este Salazar nada tem a ver com o "teu amigo".

  • neves, aj

    O que andas a ler... "obrigas-me" a revisitar o pa...

  • Rosa Lychnos

    Adorei a parte final da recomendação, O limão foi ...


Ligações

SANTA COMBA DÃO

NOTÍCIAS NO VOZ

FUTEBOL NO VOZ

INFORMÁTICA NO VOZ

LUSO IN SÃO PAULO

FOTOS NO FACEBOOK