Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
[mais uma vez se avisa que estas entradas no Voz do Seven a favor de uma vida sem fumo têm apenas carácter informativo e nada têm contra os fumadores. Verdade, apesar de poder parecer um paradoxo elas não são entradas anti-tabágicas porque entendemos que cada um tem direito e a liberdade de optar pela vida que quer, desde que não incomode o parceiro do lado como é lógico... que os fanáticos anti-tabagistas façam o favor de me entender]
... uma linha de investigação extensa indica que o tabagismo aumenta o risco de mais de 10 cancros [cânceres] diferentes, desde o cancro do pulmão e o cancro da bexiga até à leucémia mielóide... o tabagismo contribui para a doença cardíaca, a osteoporose, o enfisema pulmonar, o acidente vascular cerebral entre outras... dificulta bastante a respiração durante o exercício físico e, deste modo, pode tornar a actividade física menos agradável... parece comprometer igualmente a memória... estas linhas introdutórias fazem parte de texto copiado da internet [especificamente da página da Harvard Medical School - Portugal presente na rede socialfacebook] e que guardámos em pasta própria. O texto, afinal um alerta, pode ser acedido com um clique sobre a imagem. Antes de rematarmos, gostávamos de anunciar que nem tudo é mau nesse texto já que traz óptimas notícias mui especialmente para os novatos ex-fumadores/fumantes, como nós [hoje completam-se 171 dias sem fumo]: ... depois de um fumador deixar de fumar, o risco de doença cardíaca começa a diminuir ao fim de alguns meses e, após decorridos cinco anos, é semelhante ao de uma pessoa que nunca tenha fumado. De acordo com um estudo realizado em pessoas com idade compreendida entre 34 e 55 anos, o risco de acidente vascular cerebral desce para níveis idênticos aos de um não fumador ao fim de dois a quatro anos depois de um fumador abandonar o hábito.
um clique para aceder ao texto da Harvard Medical School
Sobre a Harvard Medical School diz-nos a UMIC -Agência para a Sociedade do Conhecimento, que- o Programa Harvard Medical School Portugal</a> foca-se na disponibilização pública de conteúdos médicos e de investigação biomédica, de qualidade validada, para estudantes de medicina, profissionais de saúde e população geral, abertamente na Internet, e em investigação médica de translação (translation medical research).
Este Salazar nada tem a ver com o "teu amigo".
O que andas a ler... "obrigas-me" a revisitar o pa...
Adorei a parte final da recomendação, O limão foi ...
MOMENTOS SÃO PAULO
Perdida em casa
A gata do Canindé
A [barata] tonta da Paulista
Tanto Mar
Big desilusão
Estação da Luz
Paz no Mundo
Bar do Quim
LUSA, subida 2011
Papai Noel
Os pecados [confessáveis] de uma menina bem
A Marquesa de Sernancelhe
Dia do Sim
En-laço
MOMENTOS SÃO PAULO