Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
... quando lá por casa se pensava em tratar da saúde ao porco, leia-se fazê-lo entrar na [nossa] cadeia alimentar, uma das incumbências a não esquecer era encomendar um molho da carqueja à Júlia do Coval, porque sem ela nada feito.
Leve-se em atenção que carqueja [ou carqueija, como o Povo gosta mais de dizer] é uma planta frequente pelos montes em Portugal usada na culinária e em infusões [chás], contudo, quando seca, é um combustível de alta qualidade. E a carqueja que a senhora Júlia iria trazer em molho enorme à cabeça teria como missão o estonar do porco, isto é, queimar o pêlo do animal sacrificado momentos antes pelas mãos hábeis do matador para de imediato, enquanto quente, se tirar a tona, uma película de pele que reveste o couro do porco, o courato.
um clique para ampliar
A foto é do mano Vasco e foi captada nas Pedras Negras, aprazível lugar na ditosa Santa Comba Dão onde em tempos mais recuados se faziam saborosos piqueniques em salutar convívio sendo o mais célebre o denominado "buçaquito" feito na tarde de Quinta-feira de Ascensão.
Este Salazar nada tem a ver com o "teu amigo".
O que andas a ler... "obrigas-me" a revisitar o pa...
Adorei a parte final da recomendação, O limão foi ...
MOMENTOS SÃO PAULO
Perdida em casa
A gata do Canindé
A [barata] tonta da Paulista
Tanto Mar
Big desilusão
Estação da Luz
Paz no Mundo
Bar do Quim
LUSA, subida 2011
Papai Noel
Os pecados [confessáveis] de uma menina bem
A Marquesa de Sernancelhe
Dia do Sim
En-laço
MOMENTOS SÃO PAULO