Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
SÍMBOLOSDA CIDADE DE SÃO PAULO
BRASÃO
A história do símbolo começa em 1916,quando o então prefeito Washington Luís Pereira organizou um concursopara criação do brasão. O ganhador foi o jovem poeta Guilherme de Almeida,recém-formado em Direito, que levou o prêmio de 2 contos de réis, oequivalente hoje a R$ 6.448,00. Guilhermecontou com a ajuda de José Wasth Rodrigues para desenhá-lo em 1917.
O brasãoé formado por um escudo com um braço empunhando a bandeira da cruz de malta (símboloda Ordem de Cristo) usada pelos navegantes portugueses simbolizando a fé cristã.Sobre ele, há uma coroa, também uma alusão ao governo lusitano. As laterais sãoadornadas por ramos de café. A divisa Non ducor duco quer dizer Nãosou conduzido, conduzo, e valoriza a independência das ações desenvolvidaspela cidade e seu papel de liderança no Estado e no país. Foi oficializado em8 de Março de 1917.
BANDEIRA
Abandeira paulistana é branca, traz a Cruz da Ordem de Cristo em vermelho eostenta o brasão do município no centro.O branco simboliza a paz, a pureza, atemperança, a verdade, a franqueza, a integridade, a amizade e a síntese dasraças. O vermelho simboliza a audácia, a coragem, o valor, a galhardia, agenerosidade e a honra. A cruz evoca a fundação da cidade. O círculo é oemblema da eternidade afirmando a posição de São Paulo como capital e líderde seu estado.
Foi instituída pelo prefeito Jânio Quadros em 6 de março de1987. Antes dela, a bandeira era toda branca com o brasão da cidade
(texto integral in sitePrefeitura S.Paulo)</span>
Este Salazar nada tem a ver com o "teu amigo".
O que andas a ler... "obrigas-me" a revisitar o pa...
Adorei a parte final da recomendação, O limão foi ...
MOMENTOS SÃO PAULO
Perdida em casa
A gata do Canindé
A [barata] tonta da Paulista
Tanto Mar
Big desilusão
Estação da Luz
Paz no Mundo
Bar do Quim
LUSA, subida 2011
Papai Noel
Os pecados [confessáveis] de uma menina bem
A Marquesa de Sernancelhe
Dia do Sim
En-laço
MOMENTOS SÃO PAULO