Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Mortes Matadas...

por neves, aj, em 29.06.05

(com este título foi recentemente publicado um estudo realizado pela Unesco e que se debruça sobre as mortes por arma de fogo no Brasil entre 1979 e 2003...)

Image hosted by Photobucket.com

Apesar de o Brasil não ser o seu país de origem e sim de acolhimento (não se esquecendo do quão é desaconselhável meter foice em seara alheia), Voz do Seven não poderia ficar indiferente perante estes tão assustadores números tanto mais que hoje é residente, portanto digamos que também está no mesmo barco, e num futuro próximo até poderá "botar palavra", isto é votar, tendo em conta o seu tempo de residência e os protocolos assinados entre Portugal e Brasil.

... mais de 550 mil mortes por disparos de armas de fogo entre 1979 e 2003...

O que leva Voz do Seven a redigir este texto não é propriamente a análise desses números, já interpretados em variadas leituras e amplamente divulgados pela imprensa nacional brasileira (O Estado de S. Paulo e Uol.com.br) e internacional e a que podereis ter acesso (de alguns) através das respectivas ligações ao longo da exposição. O que Voz do Seven pretende é solidarizar-se, não com esta vítima ou aquela família em particular já que a brutalidade dos números não o permite (e até parece que há um desejo subconsciente de "apague-se o passado e comece-se de novo"), mas sim dar o seu apoio, divulgando, a todo e qualquer movimento que apele à Paz e que tendo em memória os já falados números brutais e cruéis apele para um futuro melhor, sem vítimas nem medos... e esse futuro, cremos, terá inevitavelmente de passar pelo desarmamento da população civil.

... armas de fogo matam mais de 32 mil por ano no Brasil...

O desarmamento tem provocado discussões e dividido opiniões. É vontade do actual Governo presidido por Lula da Silva que o desarmamento da população civil brasileira seja um facto tendo como objectivo a diminuição do número de vítimas por arma de fogo evidenciado pelo estudo feito e agora publicado. Começou o Governo Federal por criar o Estatuto do Desarmamento (finais de 2003) e seguidamente fez uma Campanha de Recolha de Armas (o título é nosso) em que a população poderia trocar por dinheiro as armas que tinha em sua posse. Com intenso esclarecimento de todo o processo, esta campanha foi amplamente divulgada e teve o apoio da Administração Pública, como o caso da Prefeitura de São Paulo que até apontou 12 motivos para os seus munícipes entregarem as armas, e de inúmeras organizações não governamentais (ONGs). Ela está a ser um verdadeiro sucesso e o valor de 360 mil armas entregues já foi ultrapassado, tendo, em facto da adesão da população, o seu prazo sido prorrogado até Outubro.

... o número de mortes/ano supera 26 conflitos armados no mundo... quadros

Outros há que contrapõem que o desarmamento torna a população civil mais vulnerável perante o crescendo de ataques por armas ilegais... cremos que são argumentos falaciosos, pois o contrabando de armas é problema bem distinto que terá de se resolver de outro modo e de maneira alguma a presença de uma arma em casa irá impedir um assalto, podendo isso sim assinar a certidão de óbito de quem tentar socorrer-se dela (qual herói de western televisivo) perante assaltante (previamente) disposto a tudo. Apesar de pensamento completamente antagónico com estas gentes, que entendem a defesa do cidadão por ele próprio enquanto Voz do Seven pensa que deve ser o Estado-Nação a fazê-lo, deixamos aqui uma ligação às suas linhas de pensamento, porque democracia é palavra que neste espaço jamais pode deixar de existir.

... o número de mortes é acentuadamente mais elevado entre os 15 e 24 anos... gráfico

estes valores acabados de referir entristecem bastante tendo em conta que o futuro das nações é a sua juventude. Custa a aceitar que seja esta [disparo por arma de fogo] a principal causa de morte dos jovens brasileiros. Os responsáveis estarão atentos ao problema e Voz do Seven até já assistiu a campanhas direccionadas exclusivamente aos mais novos para recolha de pistolas de plástico, pistolas de brincar, que mais tarde foram destruídas tal e qual de pistolas a sério se tratasse... em Dezembro se divulgou.

... Brasil ocupa segundo lugar no ranking sobre mortes por armas de fogo...

Cremos, pois, que com esta forma de olhar para os jovens, mais directa e franca, e com um redundante SIM AO DESARMAMENTO em referendo lá para o final deste ano de 2005 (espera-se pela decisão de Brasília) a situação se irá modificar substancialmente.
Assim seja!

Image hosted by Photobucket.com

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:59


11 comentários

De Freddy a 29.06.2005 às 10:30

Fogo! E no capítulo da segurança, sentes-te bem aí no Brazil?
Aqui em Tugal começam-se a ter os 1ºs receios de insegurança colectiva...Mas ainda estamos a anos-luz do Brazil

Aquele abraço da Zona Franca (http://www.zonafranca.blogspot.com/)

De Seven a 29.06.2005 às 11:33

Obrigado "Freddy" por teres feito visita e ao mesmo tempo me alertares (indirectamente) que já lá vai um tempinho que não te visito nem a outros amigos.
Antes de te responder se me sinto bem gostava de alertar, a ti e a todos num geral, que esta entrada não foi colocada de modo algum para fazermos comparações e nem para depreciar a nação brasileira, foi sim para prestar a minha solidariedade e apoio à CAMPANHA P'LO DESARMAMENTO sem esconder a cabeça na areia, tal como os governantes o estão a fazer (louve-se) dando um sinal inequívoco ao POVÃO de que é necessário mudar, fazer alguma coisa...
Quanto à (in)segurança... não me sinto inseguro, talvez por ser um "privilegiado", por viver em zona calma. Sei perfeitamente que a violência existe, mas felizmente só o sei através dos meios de comunicação social. É verdade que também não a procuro (talvez os "cinquentas" nos acalmem) evitando frequência de "certos locais" que existem um pouco por todo o mundo... e com sinceridade te digo que já me perguntei se posso ser vítima de assalto ou doutro crime qualquer, mas se vou pensar contiuamente nisso nem vou mais sair de casa e acabarei certamente em cela de psiquitria. Em suma... não sinto medo, mas tenho sempre em mente os velhos provérbios de "cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém" ou "homem prevenido vale por... segurança" e tomo as devidas precauções, as minhas próprias e as aconselhadas pela polícia.
Abraço e espero que as minhas palavras sejam entendidas por toda a comunidade que visita o Voz do Seven pela mesma bitola com que foram escritas .

De Alípio Calisto a 29.06.2005 às 13:25

Esta guerra...!Quem não a conhece???Será que o governo brasileiro tem feito tudo para a debelar???Também temos a nossa,a das estradas,e por mais medidas que se tomem, o flagelo não abranda.Em qualquer dos casos,e em termos de segurança...Cada um adopta a sua. Quem tem medo não se aventura...!
Cúmprimentos.
Alípio Calisto

De adryka a 29.06.2005 às 14:22

Quer dizer e tu foste para o Brasil...ai ai que homem sem medo.
Beijocas

De Rosa Maria Brito Neves a 30.06.2005 às 01:09

ola tio To-Ze. So eu sua sobrinha. Tanto tempo que nao ouc,o de voce. te extranho muito. Desculpa-me por o meu portugues. nao e perfeito. gostaria de falar com voce. porfavor responda-me. lhe extranho muito. (esta carta e em meio portugues e espanol) um beijinho muito grande e um abrazo.

beijosssssssssssssss
Rosa Maria

De Andréa Neves a 30.06.2005 às 14:01

Pois é António...

Realmente esta é uma estatística na qual não gostaria de ver meu país incluído.

É triste demais saber que as armas de fogo até bem pouco tempo eram vendidas sem que nenhuma análise fosse realizada, bastava entrar e comprar.

Espero que agora mude esta triste realidade.

Mais nada tenho a declarar.

Beijos de Tua "Sócia"...

De Agostinho a 04.07.2005 às 01:09

Como dizes as coisas e como as sentes Seven.Realmente as pessoas matarem-se como se fossem "coisas", não digo animais porque até estes ofendo.Quem defende que a arma de fogo deve ser vendida sem qualquer limitação, deve pensar bem no que diz.Deve olhar para as estatisticas e ver como acontecem essas mortes.Fazes bem Seven em alertar com este blog todas estas atrocidades.Um abraço.Boa semana.

De Thais a 05.07.2005 às 20:24

A questao do desarmamento é realmente muito polemica. Estou de acordo que o Estado tem a obrigacao de cuidar da segurança (junto com muitas outras: saude, moradia, alimentacao, emprego, etc.), mas isso no BR nao acontece. A corrupcao chega a todos os niveis e a nossa policia esta entre as mais corruptas do mundo (junto com EUA, por exemplo). Como pode um pai de familia dormir tranquilo? "Entrego minha arma e confio que este governo cuide dos seres que mais amo e de tudo que lutei na vida pra conseguir?" Sim, mas só a partir do momento em que eu veja
diminuir drasticamente os numeros absurdos de criminalidade neste país. Para o governo é muito facil começar por aí, pelos cidadao que tem lá a sua arma em casa (sim, a compra e venda teria que ser infinitamente mais escrupulosa) depois de ter sido assaltado sabe Deus quantas vezes. É muito bonito aparecer na televisao junto da palavra PAZ escrita bem grande e mostrar armas sendo entregues. O CRIMINOSO NAO VAI ENTREGAR A ARMA. Será isso tao difícil de entender? Os numeros por acidentes domesticos nao se comparam com os de assassinatos, mortes por roubos etc. O cidadao honesto agora está mais indefeso ante um governo sem rumo e uma criminalidade que cresce sem controle. O Sr Lula gosta mesmo é de aparecer.

De Celso Lima a 11.07.2005 às 18:38

Li e achei muito bem feito se o pais em questão fosse europeu. O sr. diz que a proteção do cidadão deve ser feita pelo estado. Eu também, mas no Brasil ainda não é assim. Armas não matam. Pessoas matam. Com armas de fogo, com armas brancas, com utensílios outros. Como será que reage um marginal ao saber que, dentro de uma residencia inexiste qualquer arma de fogo, pois seu dono é pessoa de bem e não correria o risco de ter um objeto proibido em seu lar? Acredito que diferente daquele que sabe que seu destino poderá ser outro se decidir por empreitada menos arriscada. Devemos exercer um maior controle sobre as armas. Proibi-las não, definitivamente.

De claudineia a 09.10.2007 às 10:10

e muito triste

Comentar post


Pág. 1/2




  
um clique em cada uma das bandeiras


calendário

Junho 2005

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930


Comentários recentes

  • neves, aj

    Este Salazar nada tem a ver com o "teu amigo".

  • neves, aj

    O que andas a ler... "obrigas-me" a revisitar o pa...

  • Rosa Lychnos

    Adorei a parte final da recomendação, O limão foi ...


Ligações

SANTA COMBA DÃO

NOTÍCIAS NO VOZ

FUTEBOL NO VOZ

INFORMÁTICA NO VOZ

LUSO IN SÃO PAULO

FOTOS NO FACEBOOK